No dia 1º de junho de 2024, em resposta a uma denúncia de caça ilegal em uma Fazenda no Distrito de Itaiacoca, no município de Ponta Grossa, a equipe da Polícia Ambiental desdobrou uma operação que resultou na apreensão de várias armas de fogo e na captura de indivíduos envolvidos na prática ilegal de caça.
Após a denúncia, a equipe deslocou-se até uma fazenda, onde conversou com o caseiro. Ele confirmou que caçadores invadiram a propriedade e estavam praticando caça sem autorização. O caseiro levou a equipe ao local onde encontraram um javali abatido.
Durante buscas nas estradas de acesso, a equipe avistou um Sr. caminhando com uma espingarda. Ele afirmou que estava indo pedir desculpas ao proprietário da fazenda pela invasão.
Em uma segunda abordagem a um veículo que estava no local o motorista admitiu que sua arma estava escondida na mata próxima ao acampamento.
já no acampamento mencionado, o indivíduo então levou a equipe ao local onde havia escondido sua arma.
Captura e Apreensão de Armas: Durante a operação, um dos indivíduos tentou fugir, mas foi capturado. Ele estava portando três armas: duas espingardas calibre 12 e uma pistola 9mm municiada com 14 cartuchos, além de 8 munições intactas de calibre 12.
Resumo das Apreensões:
4 espingardas calibre 12
1 pistola 9mm municiada com 14 cartuchos
Todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Ponta Grossa, um dos caçadores admitiu ter abatido o javali em propriedade não autorizada, enquanto outro escondeu uma arma nas proximidades do acampamento.
A operação destaca a importância da fiscalização contínua para combater a caça ilegal e garantir a segurança na região.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ, NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA
“A natureza também pertence aos que ainda estão por vir”