Chuvas intensas previstas para esta quinta-feira (2) já se confirmaram.
O mesmo prognóstico vale para esta sexta-feira(3).
O prognóstico de chuvas intensas para esta quinta-feira (2) se confirmou, conforme a previsão da Comissão Especial de Cheias (CEC) da Itaipu, que monitora dia e noite a vazão e chuva dos rios Iguaçu e Paraná.
São 55 pontos de medição ao longo das duas bacias. Para esta sexta-feira (3), mantém-se o alerta de mais chuvas nas áreas atingidas pelos dois rios.
Entre esta quinta-feira e sexta-feira, a previsão é de cerca de 150 milímetros de precipitação acumulada.
Com esse cenário, a Itaipu reforça o pedido para que as famílias atingidas pelas inundações só retornem para casa quando a situação se normalizar.
A comissão está analisando informações recebidas aos centros de previsão meteorológicas e das estações de medição, elaborando a melhor estratégia para a operação da usina e prestado apoio às famílias atingidas, atuando dessa forma, para reduzir os impactos causados pelas enchentes na população ribeirinha, sem deixar de garantir a segurança da barragem e fornecer energia elétrica para o Brasil e Paraguai.
Com as novas precipitações, a cota do rio Paraná na região da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, está em 116,28 metros.
No pico das cheias dos últimos dias, principalmente por causa da cheia do Rio Iguaçu que represou o Rio Paraná, esse valor chegou a 119,11 metros na noite de segunda-feira (30).
A cota média do Rio Paraná, naquele ponto, vai até 101,66 metros.
Entre 105,60m a 107,99m, começa o índice próximo a enchentes, mas sem impactos.
O vertedouro de Itapu chegou a escoar nesta quinta-feira 6 mil m³/s. A previsão é que esse valor vai diminuir gradativamente nesta sexta-feira, para 1,5 mil m³/s.
A usina está operando seu reservatório na cota 219,69 metros acima do nível do mar.
A cota varia entre 219 e 220,30 metros, sem prejuízos para o funcionamento da usina.
Fonte:Portal Voxnet