No dia 03/07/2024 Quarta feira os alunos com a professora do quarto ano da EMOAS estiverão ao vivo na rádio Guarani FM, falando sobre a experiência Pedagógica desenvolvida pela professora com os alunos, do Programa Agrinho, sobre os cuidados e preservação da nossa Água, com o tema Do Campo a Cidade Colhendo Oportunidades, e o Título A Riqueza das Águas. Escutem e espalhe está idéia nosso bem precioso que é a nossa água.
O projeto está em andamento, parte do tema proposto pelo Programa Agrinho de 2024: Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades. Esse programa, de responsabilidade FAEP/SENAR-PR, tem por objetivo propostas pedagógicas que envolvem sustentabilidade, saúde, cidadania e outros de cunho social (PARANÁ, 2024). O tema proposto foi delimitado de acordo com necessidades do município em questão, Nova Laranjeiras-PR, no qual se observa, nos últimos anos, a diminuição crescente da água potável, chegando a faltar para alguns moradores em determinados períodos do ano.
Para tanto, conduz-se dos princípios básicos de preservação ambiental, que englobam a preservação de recursos naturais, como a água. Para sustentar esse recurso, faz-se necessário a preservação de rios e fontes, o que é feito através de matas ciliares, conservação do solo e ausência de lixos e materiais tóxicos nas águas. Muitas circunstancias e atividades humanas estão relacionadas a isso. Estas, devem ser trazidas à tona e refletidas por toda a comunidade escolar, pois são atitudes do presente que interferirão no futuro.
Há a previsão para 2050 da escassez da água potável para cerca de 6 milhões de pessoas no mundo, o que gera muitas preocupações. A água é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, desde para beber, higiene básica, cozinhar, lavar, plantar e uma infinidade de situações indiscutíveis para a vida. Entretanto, sabe-se que a quantidade da água passível de ser consumida e utilizada para as finalidades supramencionadas, é pouca: cerca de 1% de toda a água encontrada no Planeta Terra (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2023).
Essa pequena quantidade de água, tem diminuído constantemente de acordo com atitudes humanas, intimamente relacionadas à industrialização e consumismo desenfreado. O consumismo leva a utilização de recursos naturais para a produção. Ademais, salienta-se, com isso, o aumento da produção de lixo, muitas vezes descartados em rios e solo, contaminando-os. A falta de tratamento de resíduos que contaminam o solo, leva à degradação de lençóis freáticos, contribuindo para a diminuição da água potável
No que se refere à região de Nova Laranjeiras-PR, destaca-se a agricultura, produção florestal, pesca, aquicultura e pecuária como principais atividades econômicas (IPARDES, 2024). Estas, tendem a trazer prejuízos ao meio ambiente, através do uso de agrotóxicos e demais substancias tóxicas, assim como a extração de recursos naturais.
Portanto, visto a emergência da conservação da água (recurso natural), o cenário mundial e, principalmente, do município de Nova Laranjeiras- PR, projeto em questão tem por objetivo a conscientização de alunos e comunidade escolar em geral. Dentre as metodologias utilizadas, cita-se a roda de conversas, exposição e troca de conhecimentos com uso da retórica, atividade que envolvam a comunidade escolar (cinema, reflorestamento, visitas e observação de fontes e rios de água potável etc.), isto é, promover constantemente a educação ambiental.
Nós equipe associação Radio Guarani FM, 87,9 divulgamos e apoiamos o projeto, que vem concientizar nossa comunidade e todos os ouvintes, parabenizamos a iniciativa da Professora Claudete e da diretora Nildredes Narloch, por vir no estudio fazer a visita com os alunos para apresentação deste inicio de projeto, que é uma semente plantada A Riqueza das Águas.